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Quem Somos
Salvaguarda e políticas educacionais
Zelar pela segurança e o bem-estar dos alunos da Escola Cidade Jardim | PlayPen é a nossa maior prioridade.
Como a salvaguarda é um dos princípios fundamentais das escolas do grupo Cognita, todas as instituições adotaram um programa de proteção seguindo padrões britânicos. Por exemplo, na escola, além de contarmos com um orientador pedagógico, também temos líderes de Salvaguarda e de Saúde e Bem-estar, sempre à disposição dos alunos.
O que é Salvaguarda?
Salvaguarda é um conjunto de ações e políticas que visam a garantir o bem-estar físico e emocional de todos os que se encontram no ambiente escolar.
Refere-se ao compromisso da comunidade escolar em garantir o bem-estar, a saúde física e mental, e a segurança de todos na escola, promovendo assim um ambiente de comunicação aberta para dar devido suporte tanto aos alunos quanto aos funcionários.
Implementar uma cultura de cuidado requer uma série de esforços. Essa premissa orienta decisões e ações tomadas a nível de gestão de todas as escolas do grupo Cognita, bem como a segurança dos ambientes educacionais.
Adotamos medidas para cuidar do bem-estar emocional dos alunos, praticamos um criterioso controle de funcionários, além de treinamentos rigorosos e medidas de proteção à criança. Essa cultura de cuidado é apoiada e auditada pelo setor de governança e pelo Conselho do grupo Cognita.
Cada escola do grupo Cognita possui um comitê de salvaguarda que atua de forma independente. O comitê realiza vistorias rigorosas de recrutamento de pessoal, além de monitorar e avaliar a escola regularmente, para assim garantir a segurança no ambiente de aprendizagem.
Sinta-se bem, aprenda melhor
Saiba mais sobre o Be Well Charter da Cognita, e seus materiais sobre bem-estar para pais e escolas.
Orientação Escolar
A experiência socioemocional é prioridade na Escola Cidade Jardim | PlayPen.
O departamento de orientação escolar atua em contato com os coordenadores de grupo e professores, auxiliando alunos, suas famílias e profissionais externos.
Utilizamos estratégias de mediação para quaisquer questões que surjam no relacionamento entre os alunos em seus contextos acadêmicos e sociais.
O objetivo é acompanhar a nossa comunidade escolar com conhecimento, acolhendo-os e orientando-os em um ambiente de apoio, carinho e segurança.
Nossas políticas de salvaguarda orientam as nossas intervenções dentro de parâmetros claros de respeito por todos os envolvidos. Isso inclui aspectos acadêmicos e aspectos morais, assim como o respeito às diferenças no ambiente escolar e uma perspectiva global de compromisso com a humanidade.
Soraia Dale-Harris
Diretora-Geral
Conheça as Políticas de Salvaguarda
Em conformidade com a legislação, a escola se certifica de ter os recursos em vigor, para assistir e promover o bem-estar dos alunos, proporcionando um ambiente seguro e saudável de aprendizagem, protegendo as crianças de possíveis situações de risco. A política é ampla e envolve diversas ações, como orientações à equipe, para identificação, comunicação e tratamento de qualquer situação de risco ou abuso, prestação de primeiros socorros, prevenção de extremismos e radicalização, além da orientação com relação ao uso indevido de drogas e álcool e à segurança na internet.
Adultos têm um papel crucial a desempenhar na vida das crianças e dos jovens. O bem-estar deles é de suma importância: este Código de Conduta ajuda a estabelecer o ambiente mais seguro possível de aprendizagem e trabalho, que proteja as crianças e reduza o risco de adultos serem falsamente acusados de conduta imprópria ou não profissional. O propósito deste Código de Conduta é fornecer um quadro claro de normas e comportamentos apropriados, que toda a equipe e voluntários devem seguir, além de alertar sobre condutas ilegais, inseguras e inadequadas.
Nosso compromisso é oferecer um ambiente de trabalho seguro e saudável, que inspire e forneça suporte para as conquistas acadêmicas e educacionais. Nós utilizamos as avaliações de risco, para nos ajudar a examinar qualquer potencial risco de danos e também para nos ajudar a identificar e pôr em prática medidas específicas para minimizar e gerenciar esses riscos. E essas avaliações incluem visitas educacionais e a supervisão de alunos durante as atividades.
Aprendizado fora da sala de aula e visitas educacionais são parte integrante da vida escolar, promovendo a educação dos alunos e atendendo suas necessidades sociais e acadêmicas. A experiência de aprendizagem deve ser bem organizada e estimulante para todos. Os alunos devem ser bem preparados para a visita e, posteriormente, capazes de colocar a experiência vivida em prática. A saída deve ser planejada pelo Líder da Visita, que atribui a máxima importância à segurança e ao bem-estar das crianças.
Esta política descreve as disposições para gerenciamento efetivo de segurança contra incêndios, de forma a prevenir sua ocorrência e, em caso de incêndio, proteger as pessoas e a propriedade. Contamos com um Plano de Emergência robusto e efetivo para evacuação segura de todas as pessoas, sejam alunos, funcionários, visitantes, sejam usuários de serviços, que leva em conta pessoas com mobilidade prejudicada. Esse plano é testado periodicamente, por meio de simulados de emergência.
Funcionários, estudantes e visitantes nas escolas da Cognita Brasil têm o direito de aprender, trabalhar e estar presentes em um ambiente seguro e protegido. No entanto, a possibilidade de um grande incidente de violência é uma realidade que não pode ser negligenciada. Todos precisam saber como se proteger e como proteger os alunos, no caso de incidente grave ou ameaça de violência escolar.
Este procedimento visa estabelecer a sistemática para o controle de acesso de pessoas à escola, na entrada, durante a permanência e na saída, bem como o monitoramento do fluxo de pessoas na instituição.
Este procedimento visa estabelecer a sistemática para o controle de presença dos alunos na escola, para assegurar a segurança e a proteção da criança.
A finalidade desta política é minimizar o risco de contatos inapropriados com alunos, proteger os funcionários e a escola de litígios e minimizar os riscos de danos aos sistemas de ICTs.
Esta política trata de orientar todos os colaboradores para se envolverem com a segurança na internet, garantindo seu ensino, bem como servirem como modelo de uso responsável e seguro da tecnologia na escola. O acesso à internet da escola está sujeito a filtros e controles que são atualizados regularmente.
A escola entende que as oportunidades oferecidas pelas mídias sociais são de extrema valia. Nesse contexto, busca promover o uso positivo dessas ferramentas, com fins educacionais e de comunicação dentro de sua comunidade. Esta política, nesse sentido, estabelece diretrizes para o uso das mídias sociais, ditando controles e boas práticas.
Esta política visa estabelecer a sistemática para o controle e administração de medicamentos, inclusive durante as visitas educacionais. A administração de medicamentos exige uma comunicação eficaz e regular entre pais e funcionários da escola. Uma ficha médica, com dados sobre a saúde de todos os alunos, é exigida a cada início de ano letivo e deve ser atualizada, quando alguma situação do aluno se alterar. Esta política também define o procedimento para o armazenamento seguro e o monitoramento da validade das medicações.
Nosso objetivo é proporcionar um ambiente seguro e positivo para as crianças e jovens, onde eles poderão desenvolver um senso de pertencimento e se sentirem capazes de confiar nos adultos, falando abertamente sobre seus problemas. Além disso, desejamos prover os alunos com a consciência da nossa comunidade diversa, apreciando o valor existente na diferença.
Nosso objetivo é garantir que os alunos portadores de deficiência e/ou necessidade educativa especial tenham a vida escolar mais completa possível, e o nosso plano de acessibilidade e os ajustes razoáveis ajudam a cumprir esse objetivo.
O uso de força física geralmente não é necessário em nossas escolas. No entanto, caso isso seja necessário, o objetivo desta política é esclarecer o poder dos professores e de outros funcionários que têm controle legal ou que são responsáveis pelos alunos. Utilizaremos esta política para proteger todas as pessoas contra danos, para resguardar todos os alunos contra qualquer intervenção física desnecessária, inadequada, excessiva ou prejudicial e para assegurar que toda a nossa equipe saiba o que constitui o uso apropriado dessa responsabilidade.
A Política de álcool e outras drogas tem como objetivo reconhecer e esclarecer o papel da escola no combate às drogas e na conscientização sobre seu uso, garantindo adequação de acordo com as necessidades de seus alunos. Esta política fornece informações referentes à educação sobre drogas, bem como procedimentos para responder a qualquer incidente relacionado a esse tema.
Nós tomamos grande cuidado com a qualidade do cuidado pastoral e ensino fornecidos a nossos alunos. No entanto, caso os pais desejarem fazer uma reclamação, eles podem esperar a aplicação do procedimento a seguir:
Estágio 1 – Resolução Informal. Espera-se que a maioria das reclamações/elogios seja resolvida de maneira rápida e informal. Para isso, os pais/responsáveis devem entrar em contato com o coordenador do segmento da criança, na primeira instância.
Estágio 2 – Resolução Formal. Se não foi possível resolver a reclamação de maneira informal, então os pais devem fazer a reclamação por escrito, utilizando um formulário específico, ao Comitê de Análise de Reclamações da escola. Esse comitê decidirá, após considerar a reclamação, a estratégia apropriada a ser tomada, incluindo a pessoa a tomar a liderança em qualquer investigação.
Estágio 3 – Célula de Reclamações da Cognita. Se ainda assim os pais não estiverem satisfeitos com a resposta ou processo realizado no Estágio 2, o assunto será encaminhado à Célula de Reclamações da Cognita. As sugestões e recomendações da Célula de Reclamação da Cognita serão enviadas por escrito ao reclamante. A decisão da Célula de Reclamação da Cognita é final.
Os elogios serão respondidos individualmente e registrados internamente.
Nosso objetivo é estabelecer uma cultura positiva na escola, na qual todos os membros da comunidade se sintam seguros, confiantes e tratem uns aos outros com respeito e cortesia, particularmente no que se refere às diferenças individuais. Acreditamos que os alunos devem ter o direito de se sentirem seguros, protegidos e valorizados e que criar um ambiente seguro e lidar com o bullying é responsabilidade de todos. Apoiamos uma série de estratégias positivas para lidar com o bullying e desafiamos ativamente o uso de humilhação, medo, ridicularização e outras abordagens semelhantes, em um esforço para reduzir o bullying.
Todas as formas de bullying são inaceitáveis na Escola Cidade Jardim | Playpen (incluindo cyberbullying, bullying com base em preconceito e discriminatório) e quaisquer casos de bullying serão registrados, tratados e, quando apropriado, resultarão em ação disciplinar de acordo com a Política de Comportamento da Escola.
Esta Política faz parte do nosso compromisso para manter os alunos seguros, além de ajudar a cumprir com a legislação brasileira, Lei Antiterrorismo nº 13.260/16. Nos últimos anos, eventos globais e nacionais levaram a um crescimento de pontos de vista extremistas, incluindo a disseminação do extremismo violento. As escolas têm um papel importante a desempenhar tanto na educação de crianças e jovens sobre o extremismo quanto no reconhecimento de quando os alunos começam a se radicalizar. Proteger as crianças de todos os riscos de danos é uma parte importante do trabalho de uma escola e protegê-las do extremismo é um aspecto disso.
O ensino de RES abrange o desenvolvimento emocional, social e cultural dos alunos, além do aprendizado sobre relacionamentos, saúde sexual, sexualidade, estilos de vida saudáveis, diversidade e identidade pessoal. O ensino de RES envolve uma combinação de compartilhamento de informações e a discussão de questões atuais e valores. O ensino de RES não se trata de promover a atividade sexual, a orientação sexual ou uma identidade sexual específica.
Entre os objetivos da política RES, em nossa escola, estão: fornecer uma abordagem por meio da qual conversas sensíveis possam ocorrer; ajudar os alunos a desenvolverem os sentidos de autorrespeito, confiança, empatia e proteção; ajudar os alunos a entenderem que relacionamentos saudáveis são uma parte importante do bem-estar.
Reconhecemos as nossas responsabilidades, ao abrigo das legislações brasileiras, para eliminar a discriminação e promover boas relações entre crianças, colaboradores e pais. Nosso objetivo é proporcionar a todos os alunos, independentemente de idade, sexo, raça, deficiência, religião, crença, orientação sexual, mudança de gênero, o acesso igual a todos os aspectos da vida escolar e do trabalho, para garantir que cada criança seja valorizada como indivíduo. A discriminação não é aceitável. Toda criança e todo colaborador têm direito à dignidade e ao respeito.