IB – International Baccalaureate

Ensino

IB – International Baccalaureate®

O IB – International Baccalaureate® é uma comunidade global de escolas presentes em mais de 160 países e que compartilham a poderosa missão de criar um mundo melhor por meio de uma educação internacional de alta qualidade.

Em 2024, a Escola Cidade Jardim | PlayPen passou a integrar esta seleta rede dentre apenas outras 65 escolas no Brasil, alinhando-se à reputação de um programa referência em educação internacional.

Desde então, articula os programas do IB® ao currículo nacional (BNCC), a partir de metodologias comprovadas para capacitar os jovens com valores, conhecimentos e habilidades para criar um mundo mais pacífico.

Como uma IB World School®, a Escola Cidade Jardim | PlayPen adota o Primary Years Programme (PYP) da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, enquanto segue em fase de reconhecimento de sua aplicação para o Middle Years Programme (MYP), a partir do 6º ano do Ensino Fundamental.

PYP - Primary Years Programme

O Programa da Escola Primária do IB® (PYP) foca no desenvolvimento integral da criança como um agente investigativo, promovendo a curiosidade e a exploração tanto dentro quanto fora da sala de aula.

O PYP é transdisciplinar e suficientemente flexível, para acomodar as exigências dos currículos nacionais, proporcionando a melhor preparação para que os alunos se engajem no Programa de Anos Intermediários do IB®;

Na Escola Cidade Jardim | PlayPen sua aplicação ocorre a partir dos 3 anos de idade com a turma Early Years 3, na Educação Infantil, acompanhando o desenvolvimento do aluno até os 10/11 anos de idade, no 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

playpen-yellow-graphic-5
PlayPen_Raquel O_Czerny_alta-81
favicon

MYP – Middle Years Programme

Em fase de credenciamento, o Programa de Nível Intermediário do IB® (MYP) fornece uma estrutura de ensino que evolui para incentivar os alunos a se tornarem pensadores criativos, críticos e reflexivos. O MYP enfatiza o desafio intelectual, incentivando os alunos a relacionarem seus estudos com as disciplinas tradicionais e o mundo real.

Na Escola Cidade Jardim | PlayPen sua aplicação ocorre a partir dos 12 anos de idade com as turmas do 6º ano, estendendo-se até o 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Perfil do aluno IB

Os alunos desenvolvem 10 atributos de perfil que formam a essência IB® e expressam a verdadeira mentalidade internacional:

Investigadores

Nossos alunos utilizam sua curiosidade como ponto de partida para a investigação e pesquisa.

Informados

 Desenvolvemos e usamos uma compreensão conceitual, explorando o conhecimento por meio de uma variedade de disciplinas.

Pensadores

 Usamos nossas habilidades de pensamento crítico e criativo para analisar e levar a ações responsáveis diante de problemas complexos.

Comunicadores

 Nossos alunos colaboram de forma eficaz, ouvindo com atenção diferentes pontos de vista e se expressando em mais de uma língua e de várias maneiras.

Íntegros

 Com integridade e honestidade, nossos alunos têm forte sentido de equidade e justiça e são responsáveis por suas ações e suas consequências.

Mentes Abertas

 Acessar o mundo a partir da própria cultura e história pessoal. Nossos alunos valorizam a diversidade como oportunidade de crescimento e aprendizagem.

Solidários

 Demonstrar empatia, compaixão e respeito. Temos um compromisso de prestar serviços e agimos para fazer a diferença no mundo à nossa volta.

Audazes

 Os alunos trabalham de forma independente e cooperativa para explorar novas ideias e estratégias inovadoras.

Equilibrados

 Nossos alunos compreendem a importância de equilibrar o intelectual, o físico e o emocional para alcançar o bem-estar para eles e para os outros.

Reflexivos

 Considerar com atenção o mundo e as próprias ideias e experiência. Os alunos compreendem diferentes pontos, para auxiliar o aprendizado e desenvolvimento pessoal.

Orgulho de ser uma IB World School

Transformar-se em uma Escola do Mundo do IB® exige um comprometimento significativo e um elevado nível de profissionalismo. Isso inclui a compreensão profunda e a vivência dos valores do IB®, a adesão à sua missão e o reconhecimento das implicações de longo prazo de fazer parte de uma comunidade verdadeiramente global.

 

Todas as Escolas IB® do Mundo:

• Compartilham a missão e o compromisso do IB® quanto à educação internacional de alta qualidade;

• Foram extensivamente avaliadas para obter a autorização e oferecer um ou mais dos programas;

• Contribuem com sua experiência e expertise para o desenvolvimento dos programas do IB®;

• São comprometidas com o desenvolvimento profissional contínuo dos professores.

Educação Infantil

Ser bilíngue é oferecer na primeira infância uma escola 100% em inglês baseado numa abordagem em teóricos que compreendem o valor da infância. Essa é a fase de maior possibilidade de desenvolvimento humano, quando estamos com as janelas de aprendizagem prontas para estabelecer uma base sólida para a trilha de aprendizagem. Estimular e desenvolver um cérebro bilíngue oferece um nível superior de capacidade cognitiva.

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS

Nosso currículo é dividido 50% em português e 50% em inglês, para assim construir uma base sólida de alfabetização e letramento, compreensão matemática, além da aquisição de habilidades pessoais e sociais de nossos alunos. Um currículo que estimula a vontade de aprender através de projetos baseados nas indagações investigativas que fomenta a curiosidade natural das crianças.

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS

À medida que os alunos fazem a transição para o Ensino Fundamental – Anos Finais, apoiamos seu desenvolvimento pessoal através de um currículo bilíngue, baseado em grandes projetos e temáticas que provocam o ensino interdisciplinar, estimulando a resolução de problemas e o pensamento crítico. Nesse estágio, os conceitos de aprendizagem são mais aprofundados e a capacidade de abstração é estabelecida.

playpen-yellow-graphic-6