Estudantes do 6º ano da PlayPen foram às ruas de São Paulo para participar de uma ação de acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social no Largo da Batata. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a ONG SP Invisível, é fruto de meses de pesquisa e mobilização dos alunos dentro do programa Service as Action, componente obrigatório do Middle Years Programme (MYP) do International Baccalaureate.
O projeto começou em sala de aula, quando a turma foi desafiada a identificar uma problemática social real em seu entorno. Após investigar as causas e os impactos da situação de rua na cidade, os estudantes decidiram agir: organizaram uma campanha de arrecadação de fundos, estabeleceram contato com a SP Invisível, organização que promove ações de assistência humanitária, distribuição de alimentos e apoio a pessoas em situação de rua na capital paulista, e planejaram a ação em conjunto.
Mais do que uma ação assistencial, a experiência proporcionou encontros que ampliaram perspectivas. Os alunos conversaram, escutaram histórias e se depararam com as múltiplas realidades que compõem São Paulo. “Foi importante entender que cada pessoa ali tem uma trajetória”, compartilhou um dos estudantes após a vivência.
Na PlayPen, entendemos que ações sociais são experiências fundamentais na adolescência, pois além de impactarem diretamente o desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes, elas ampliam o repertório sensível e aguçam o senso de responsabilidade coletiva.
O Service as Action integra o pilar Creative Action da escola, que busca desenvolver nos alunos a reflexão profunda sobre a realidade e instiga o protagonismo juvenil ao colocar os alunos em contextos em que podem realmente atuar como agentes de transformação social.