Service as Action: ação solidária com SP Invisível

18/11/2025

Reggio Emilia, cidade no Norte da Itália, é o berço de uma abordagem educativa que inspira escolas ao redor do mundo. Loris Malaguzzi, um pedagogo visionário, abraçou a iniciativa de construir uma proposta educacional com o apoio da comunidade após a Segunda Guerra.

Em Reggio Emilia, na primavera, ocorre um evento que dura uma semana e envolve toda a cidade – Reggionarra, um projeto cultural dedicado à arte de narrar, nascido em 2006. O projeto é inspirado na crença de que cada pessoa tem talento natural para contar histórias e transformar cada pequeno acontecimento diário em uma extraordinária experiência de vida.

Reggionarra transforma Reggio Emilia na cidade das histórias: contadores de histórias profissionais e companhias de teatro, juntamente com os pais no papel de contadores de histórias, animam vários lugares que se tornam espaços narrativos dedicados a ouvir histórias, contos de fadas e leituras animadas. A contação de histórias é a protagonista de uma experiência comunitária em que as pessoas, como nas praças do passado, se encontram para trocar histórias e contos, transformando praças, pátios, escolas e bibliotecas, em pequenos ou grandes palcos de vida narrada.

Aqui na Escola Cidade Jardim | PlayPen, há 7 anos, inspirados na experiência de Reggio Emilia temos o PlayPen Narra – um convite às famílias a adentrar as portas da sala de aula e compartilhar histórias, lidas ou narradas, com as turmas de seus filhos. A participação das famílias no projeto educativo é um traço qualificador na experiência educativa.

Contar histórias é um ato de criatividade. É uma forma de criar significados, de se abrir ao novo, de dar formas a mundos possíveis e inéditos.

As histórias ajudam adultos e crianças a redescobrir e regenerar o prazer de ouvir e o prazer de narrar, a devolver significado e encanto às palavras faladas, lidas, escritas e ouvidas.

A magia das histórias cruza a realidade com a fantasia, nos ajuda a encontrar vida e cultura, conhecer e interpretar o que nos rodeia.

‘Narrare è come viaggiare – attraverso le storie, le culture, I popoli.

Chi viaggia incontra persone, identità, oggetti.

Chi viaggia insegue i sogni e le meraviglie dela vitta. Chi viaggia conosce, apprende e as poi raccontare. Viaggiare, quindi, è come narrare.’

‘Narrar histórias é como viajar – através de histórias, culturas e povos. Quem viaja encontra pessoas, identidades, objetos.

Quem viaja persegue os sonhos e as maravilhas da vida. Quem viaja conhece, aprende e depois sabe recontar.

Viajar, portanto, é como narrar histórias.

Che cos’è Reggionarra | Reggionarra

Estudantes do 6º ano da PlayPen foram às ruas de São Paulo para participar de uma ação de acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social no Largo da Batata. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a ONG SP Invisível, é fruto de meses de pesquisa e mobilização dos alunos dentro do programa Service as Action, componente obrigatório do Middle Years Programme (MYP) do International Baccalaureate.

O projeto começou em sala de aula, quando a turma foi desafiada a identificar uma problemática social real em seu entorno. Após investigar as causas e os impactos da situação de rua na cidade, os estudantes decidiram agir: organizaram uma campanha de arrecadação de fundos, estabeleceram contato com a SP Invisível, organização que promove ações de assistência humanitária, distribuição de alimentos e apoio a pessoas em situação de rua na capital paulista, e planejaram a ação em conjunto.

Mais do que uma ação assistencial, a experiência proporcionou encontros que ampliaram perspectivas. Os alunos conversaram, escutaram histórias e se depararam com as múltiplas realidades que compõem São Paulo. “Foi importante entender que cada pessoa ali tem uma trajetória”, compartilhou um dos estudantes após a vivência.

Na PlayPen, entendemos que ações sociais são experiências fundamentais na adolescência, pois além de impactarem diretamente o desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes, elas ampliam o repertório sensível e aguçam o senso de responsabilidade coletiva.

O Service as Action integra o pilar Creative Action da escola, que busca desenvolver nos alunos a reflexão profunda sobre a realidade e instiga o protagonismo juvenil ao colocar os alunos em contextos em que podem realmente atuar como agentes de transformação social.