Educação Holística
International Baccalaureate® (IB)
Reconhecido mundialmente por oferecer um currículo globalmente padronizado, aceito em mais de 150 países, que prepara os alunos para os desafios de um mundo.
A Escola Cidade Jardim | PlayPen sempre teve como propósito oferecer uma educação que estimule a criatividade, a curiosidade, a autonomia e o pensamento crítico dos alunos. Muito antes de se tornar uma escola autorizada pelo International Baccalaureate® (IB), já seguíamos práticas alinhadas aos valores desse programa internacional.
A certificação oficial consolida nossa trajetória e reafirma nosso compromisso, unindo excelência, responsabilidade social e visão de futuro. Por meio de um ensino inovador, multilíngue e conectado ao mundo, seguimos formando gerações prontas para enfrentar os desafios da atualidade.
Primary Years Programme (PYP)
O PYP adota uma abordagem transdisciplinar na educação infantil, integrando diferentes áreas do conhecimento e conectando os conteúdos à realidade do aluno, garantindo uma educação internacional completa e reconhecida.
Na prática, incentiva que os alunos se tornem agentes ativos do próprio aprendizado, explorando conceitos, refletindo sobre ideias e aplicando o conhecimento em projetos pedagógicos e situações reais. Na Escola Cidade Jardim | PlayPen, sua aplicação ocorre a partir dos 3 anos, na turma Early Years 3, na Educação Infantil, acompanhando o desenvolvimento do aluno até os 10/11 anos, no 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Essa abordagem prepara os estudantes para o Programa de Anos Intermediários do IB® (MYP), assegurando uma transição educativa fluida e a continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. O PYP na PlayPen proporciona uma formação bilíngue, internacional e inovadora, promovendo curiosidade, pensamento crítico e autonomia desde os primeiros anos de aprendizado.




Middle Years Programme (MYP)*
O MYP tem como objetivo integrar o aprendizado das disciplinas tradicionais com situações do mundo real, preparando os alunos para enfrentar desafios de forma consistente. Ele promove o aprofundamento do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades de análise, reflexão e resolução de problemas, criando uma base sólida para o estudo avançado no ensino médio.
Atualmente em fase de credenciamento, o MYP na Escola Cidade Jardim | PlayPen oferece uma estrutura de ensino evolutiva, que incentiva os alunos a se tornarem pensadores criativos, críticos e reflexivos, ao mesmo tempo em que consolida competências acadêmicas e pessoais essenciais.
Na PlayPen, o MYP é aplicado a partir dos 12 anos, com as turmas do 6º ano, estendendo-se até o 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, preparando os alunos para a continuidade de sua formação no currículo internacional do IB.

Escola Cidade Jardim Play Pen LTDA é uma escola candidata* ao MYP. Esta escola está em processo de autorização para se tornar uma Escola do Mundo IB. As Escolas do Mundo IB compartilham uma filosofia comum—um compromisso com uma educação internacional desafiadora e de alta qualidade—que acreditamos ser importante para nossos alunos.
*Apenas escolas autorizadas pela Organização IB podem oferecer qualquer um de seus quatro programas acadêmicos: o Programa dos Anos Iniciais (PYP), o Programa dos Anos Intermediários (MYP), o Programa do Diploma (DP) ou o Programa Relacionado à Carreira (CP). O status de candidato não garante que a autorização será concedida.
Perfil do Aluno
O IB Learner Profile não é apenas uma lista de qualidades desejáveis: é a base da nossa proposta educativa,
que transforma cada estudante em um cidadão global preparado para os desafios do século
Investigadores
Nossos alunos utilizam sua curiosidade como ponto de partida para a investigação e pesquisa.
Informados
Desenvolvemos e usamos uma compreensão conceitual, explorando o conhecimento por meio de uma variedade de disciplinas.
Pensadores
Usamos nossas habilidades de pensamento crítico e criativo para analisar e levar a ações responsáveis diante de problemas complexos.
Comunicadores
Nossos alunos colaboram de forma eficaz, ouvindo com atenção diferentes pontos de vista e se expressando em mais de uma língua e de várias maneiras.
Íntegros
Com integridade e honestidade, nossos alunos têm forte sentido de equidade e justiça e são responsáveis por suas ações e suas consequências.
Mentes Abertas
Acessar o mundo a partir da própria cultura e história pessoal. Nossos alunos valorizam a diversidade como oportunidade de crescimento e aprendizagem.
Solidários
Demonstrar empatia, compaixão e respeito. Temos um compromisso de prestar serviços e agimos para fazer a diferença no mundo à nossa volta.
Audazes
Os alunos trabalham de forma independente e cooperativa para explorar novas ideias e estratégias inovadoras.
Equilibrados
Nossos alunos compreendem a importância de equilibrar o intelectual, o físico e o emocional para alcançar o bem-estar para eles e para os outros.
Reflexivos
Considerar com atenção o mundo e as próprias ideias e experiência. Os alunos compreendem diferentes pontos, para auxiliar o aprendizado e desenvolvimento pessoal.

Early Years
Ser bilíngue é oferecer na primeira infância uma escola 100% em inglês baseado numa abordagem em teóricos que compreendem o valor da infância. Essa é a fase de maior possibilidade de desenvolvimento humano, quando estamos com as janelas de aprendizagem prontas para estabelecer uma base sólida para a trilha de aprendizagem. Estimular e desenvolver um cérebro bilíngue oferece um nível superior de capacidade cognitiva.

Primary Years - ANOS INICIAIS
Nosso currículo é dividido 50% em português e 50% em inglês, para assim construir uma base sólida de alfabetização e letramento, compreensão matemática, além da aquisição de habilidades pessoais e sociais de nossos alunos. Um currículo que estimula a vontade de aprender através de projetos baseados nas indagações investigativas que fomenta a curiosidade natural das crianças.

Middle Years - ANOS FINAIS
À medida que os alunos fazem a transição para o Ensino Fundamental – Anos Finais, apoiamos seu desenvolvimento pessoal através de um currículo bilíngue, baseado em grandes projetos e temáticas que provocam o ensino interdisciplinar, estimulando a resolução de problemas e o pensamento crítico. Nesse estágio, os conceitos de aprendizagem são mais aprofundados e a capacidade de abstração é estabelecida.
