Níveis de ensino
Funções das avaliações
As avaliações são um instrumento central no processo de ensino-aprendizagem.
O Conselho Britânico (The British Council), em 2015, inspirado pelas ideias do Educador John Dewey (1909) define o pensamento crítico e as habilidades de resolução de problemas como a capacidade dos indivíduos de raciocinar de forma eficaz, fazer perguntas significativas que esclarecem vários pontos de vista e levam a uma melhor compreensão dos problemas.
CTPS (Critical Thinking and Problem Solving)
Se entendermos essas habilidades como as únicas condições de ordem prática para o sucesso efetivo de todas as ações profissionais, como podemos nos isentar, como Escola, de criarmos uma Política de Avaliação que, através de diferentes ferramentas, dê conta dessa abordagem avaliativa?
Avaliar não é observar a capacidade de se reproduzir conhecimento. Precisamos ser capazes de estarmos presentes em todo o processo de construção da aprendizagem. Nela, dentre outras coisas, está a produção de conhecimento. Portanto, a avaliação efetiva precisa refletir todo o processo, e não parte.
As avaliações como meio no processo de ensino-aprendizagem
A perspectiva educacional inglesa aborda o conceito de avaliação a partir de dois pontos distintos: “evaluation & assessment”.
Assessment é avaliar no sentido amplo, com objetivo de mapear o processo de construção da aprendizagem, indicando a compreensão de conceitos, aquisição de conteúdos, questionamentos e elaboração de perguntas investigativas, reflexões e conclusões.
Evaluation é o ato de avaliar a parte, através de diferentes instrumentos de avaliação.
Ambos os processos de assessment e evaluation são fundamentais para o auxílio do processo de aprendizagem.
A partir dos resultados das avaliações, professores podem identificar a efetividade do processo de ensino-aprendizagem ou a necessidade de redirecionar suas estratégias. Da mesma forma, os alunos conseguem identificar seus pontos fortes e definir áreas de dedicação para o próximo ciclo de aprendizagem.
Feedback
A partir dos resultados identificados nos processos avaliativos, os professores oferecem feedback aos alunos a fim de auxiliá-los a refetir sobre seus pontos fortes e áreas para desenvolvimento. O feedback é essencial para que os alunos tenham clareza em relação ao seu processo de desenvolvimento.
Tipos de avaliações
Todas as atividades dentro de um ambiente escolar devem fazer parte do processo avaliativo e todas as avaliações devem ser, principalmente, de cunho formativo.
Dentro do processo formativo, as avaliações somativas adquirem papel importante para complementar, como ferramenta, as etapas de aprendizagem essenciais para o alcance das metas estabelecidas. Toda essa engrenagem faz parte de um processo vivo que ocorre em todos os ambientes escolares e engloba não apenas o que é objetivamente medido em termos acadêmicos, mas também a qualidade das interações sociais e emocionais dos alunos.
Quando se trata das conquistas acadêmicas, as avaliações podem ser formais ou informais, quando apenas informam ao professor sobre o amadurecimento dos alunos em relação aos objetivos de aprendizagem.
Ambos os percursos podem ser traduzidos em notas numéricas, de acordo com as rubricas de cada etapa avaliativa.
Entre as avaliações formais, a Escola Cidade Jardim | PlayPen está alinhada às melhores práticas internacionais e faz uso tanto de avaliações internas, desenvolvidas pelos professores, quanto externas, desenvolvidas por instituições nacionais e internacionais, reconhecidas pelo rigor e excelência acadêmica.
Avaliações externas
As avaliações externas consolidam o trabalho realizado ao longo da trajetória escolar e servem como bussolas de rota de aprendizagem dos alunos.
Os resultados indicam o quanto nossos alunos estão preparados em relação às expectativas externas, ou seja, em que medida as experiências de ensino-aprendizagem promovidas pela Escola Cidade Jardim | PlayPen estão alinhadas com as expectativas externas, revelando, em alguma medida, o quanto nossas estratégias de ensino-aprendizagem são efetivas. Elas fornecem acesso à uma base de dados comparativa que nos permite analisar a posição de nossos alunos em relação a outros grupos de alunos, a nível nacional e internacional.
CEM Centre for Evaluation and Monitoring:
Alinhadas ao currículo britânico, essas avaliações indicam os pontos fortes de proficiência dos alunos e mapeiam o desenvolvimento em relação ao vocabulário e leitura em inglês, matemática e habilidades não verbais. Para cada etapa do desenvolvimento há uma avaliação específica promovidas por Cambridge University Press and Assessment e iniciam a partir do 3º ano do Ensino Fundamental.
Canguru:
O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio.
A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières – AKSF).
O Concurso Canguru de Matemática é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano em mais de 80 países. Todos os anos temos alunos medalhistas que nos orgulham.
Evolucional
O Evolucional é um instituto externo, independente que realiza avaliações diagnósticas e somativas anualmente com os alunos de 4º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental. O resultado é personalizado e revela o nível de proficiência de cada aluno indicando os seus pontos fortes e os aspectos que precisam ser desenvolvidos com cada aluno. O boletim de cada aluno indica o seu nível de proficiência permitindo o acompanhamento do valor agregado de cada aluno.
No Ensino Médio, as avaliações da Evolucional estão alinhadas ao ENEM e funcionam como simulados preparatórios tanto para medir as habilidades e competências já desenvolvidas, quanto para promover uma experiência próxima àquelas das grandes avaliações classificatórias (Enem e vestibulares).