BEO – Uma competição para a vida

05/05/2023

Reggio Emilia, cidade no Norte da Itália, é o berço de uma abordagem educativa que inspira escolas ao redor do mundo. Loris Malaguzzi, um pedagogo visionário, abraçou a iniciativa de construir uma proposta educacional com o apoio da comunidade após a Segunda Guerra.

Em Reggio Emilia, na primavera, ocorre um evento que dura uma semana e envolve toda a cidade – Reggionarra, um projeto cultural dedicado à arte de narrar, nascido em 2006. O projeto é inspirado na crença de que cada pessoa tem talento natural para contar histórias e transformar cada pequeno acontecimento diário em uma extraordinária experiência de vida.

Reggionarra transforma Reggio Emilia na cidade das histórias: contadores de histórias profissionais e companhias de teatro, juntamente com os pais no papel de contadores de histórias, animam vários lugares que se tornam espaços narrativos dedicados a ouvir histórias, contos de fadas e leituras animadas. A contação de histórias é a protagonista de uma experiência comunitária em que as pessoas, como nas praças do passado, se encontram para trocar histórias e contos, transformando praças, pátios, escolas e bibliotecas, em pequenos ou grandes palcos de vida narrada.

Abertura BEO (17)

Aqui na Escola Cidade Jardim | PlayPen, há 7 anos, inspirados na experiência de Reggio Emilia temos o PlayPen Narra – um convite às famílias a adentrar as portas da sala de aula e compartilhar histórias, lidas ou narradas, com as turmas de seus filhos. A participação das famílias no projeto educativo é um traço qualificador na experiência educativa.

Contar histórias é um ato de criatividade. É uma forma de criar significados, de se abrir ao novo, de dar formas a mundos possíveis e inéditos.

As histórias ajudam adultos e crianças a redescobrir e regenerar o prazer de ouvir e o prazer de narrar, a devolver significado e encanto às palavras faladas, lidas, escritas e ouvidas.

A magia das histórias cruza a realidade com a fantasia, nos ajuda a encontrar vida e cultura, conhecer e interpretar o que nos rodeia.

‘Narrare è come viaggiare – attraverso le storie, le culture, I popoli.

Chi viaggia incontra persone, identità, oggetti.

Chi viaggia insegue i sogni e le meraviglie dela vitta. Chi viaggia conosce, apprende e as poi raccontare. Viaggiare, quindi, è come narrare.’

‘Narrar histórias é como viajar – através de histórias, culturas e povos. Quem viaja encontra pessoas, identidades, objetos.

Quem viaja persegue os sonhos e as maravilhas da vida. Quem viaja conhece, aprende e depois sabe recontar.

Viajar, portanto, é como narrar histórias.

Che cos’è Reggionarra | Reggionarra

Organizado pela British English Organization, entidade operada pelo Oxford International Education Group, o BEO consiste em uma Olimpíada interdisciplinar de língua inglesa, destinada a estudantes de países que não têm o inglês como língua oficial.

Entre as atividades a que os alunos são desafiados, destaca-se o BEO Investigation, uma fase que envolve métodos e resultados práticos de investigação com o objetivo de ensinar os jovens a identificar notícias falsas e a alargar a sua compreensão sobre questões gerais. Além disso, a competição também apresenta tarefas como o BEO Debate, o BEO A Capella Contest, o BEO Drama Festival, o BEO Improvisation Challenge e o BEO Mystery Challenge.

A preparação para a competição leva meses de treinamento. Significa ficar mais tempo na escola para praticar e criar laços de confiança com os colegas de equipe para que todos possam trabalhar juntos em um ambiente de alta pressão. A competição se estende por um período de duas semanas em Oxford, onde os alunos competem em uma série de debates, apresentações, dramatizações e uma apresentação de música e dança em um ambiente totalmente em inglês.

Na Escola Cidade Jardim | PlayPen, os alunos trabalharam suas habilidades de falar em público, certificando-se de que sua voz pode ser transmitida em um teatro sem o uso de microfone, e seu gerenciamento de tempo, porque cada apresentação tem um limite de tempo. O mais interessante de tudo é que eles precisavam se tornar uma equipe. Trabalhar em equipe significa levar a sério sua responsabilidade e fazer o melhor, porque seus colegas de equipe dependem de você. Não é fácil lidar com as expectativas dos outros, mas o mais difícil é lidar com as próprias expectativas de como você deve se comportar.

A competição testou constantemente a resiliência emocional de cada aluno.

A resiliência é definida, de acordo com a definição do google fornecida pela Oxford Languages, como “a capacidade de resistir ou de se recuperar rapidamente das dificuldades; tenacidade” (04/12/2023).

Enquanto os alunos treinavam, os professores notavam que cada aluno desenvolveu suas próprias técnicas para se acalmar usando exercícios de atenção plena, mantras e muito mais. Eles cavaram fundo dentro de si mesmos e encontraram uma maneira de dominar suas emoções e organizar suas mentes. As atividades que aprenderam em nossas salas de aula se tornaram sua fonte para superar um dos aspectos mais difíceis da vida: o estresse.

Durante toda a competição, nossa equipe foi entusiasmada, dedicada e destemida. Apesar de serem a equipe mais jovem entre as mais de 30 escolas da competição, suas atuações atraíram a atenção de todos.

Nossa equipe foi eleita a Melhor Performance Dramática pelas outras escolas, um reconhecimento maravilhoso da capacidade de nossa equipe de colocar energia lúdica em um tópico poderoso.

Nossa equipe trouxe para casa o troféu de 4º lugar e estamos muito orgulhosos. Após 10 dias de competição, a Escola Cidade Jardim | PlayPen chegou à final e empatou na 3ª colocação, sendo os pontos técnicos o desempate. Representar a escola em um ambiente global foi o impulso que manteve nosso grupo de 20 alunos trabalhando duro.

“O BEO, The British English Olympics promove experiências que sintetizam grande parte do Projeto Pedagógico da nossa Escola. O encontro com estudantes de diferentes partes do mundo e a possibilidade de interações interpessoais, aliados à desafios complexos  nas mais diversas áreas, proporcionam experiências culturais e investigativas centradas não apenas na diversidade e no estímulo à autonomia, na troca de vivências e na alteridade,  mas também em práticas que promovem a ampliação do universo multicultural e linguístico de cada estudante. Esse conjunto de atributos fomenta processos de autoconhecimento, tornando os nossos alunos agentes ativos do seus percursos sociais e acadêmicos”, afirma Soraia Dale-Harris, diretora pedagógica.

Clique aqui e descubra mais sobre o BEO.