O uso estratégico da tecnologia na educação

É necessário focar em toda a comunidade escolar para se conseguir resultados expressivos nos sistemas de ensino

Muito já se falou sobre como utilizar corretamente os recursos tecnológicos no ambiente escolar para potencializar o desempenho dos alunos, assim como o desenvolvimento pessoal. Com a popularização dos meios de acesso, diversas instituições de ensino passaram a utilizar a tecnologia como apoio em suas técnicas de aprendizagem. No entanto, apenas a adoção desses recursos no ambiente escolar não é garantia de melhoria ou avanço nos projetos de ensino, necessitando de um plano estratégico que permita explorar todo o potencial da tecnologia em sala.

Além disso, é preciso compreender ainda que um projeto tecnológico não deve ter como único foco os alunos. A utilização dessas soluções pelas escolas precisam focar também em todo corpo pedagógico para conseguir proporcionar resultados reais.

O investimento correto em tecnologia possibilita às escolas recursos para atuarem de forma mais ágil e efetiva na oferta de um ensino de qualidade, mesmo em cenários adversos. No início da pandemia, por exemplo, as escolas precisaram se reorientar e, em curto espaço de tempo, encontrar maneiras de garantir a continuidade do aprendizado por meio remoto e digital. Os objetivos de aprendizagem não mudaram, apenas os meios e as instituições que já contavam com suporte tecnológico, certamente, conseguiram se adaptar com mais facilidade.

Foco estratégico nos professores

O uso de equipamentos como computadores no espaço escolar é muito importante e, de fato, pode ajudar na aprendizagem dos alunos, estimulando o desenvolvimento de determinadas habilidades. Todavia, é possível obter resultados ainda melhores quando tais recursos tecnológicos são utilizados pelos professores.

De acordo com um relatório da consultoria McKinsey sobre os dados do PISA, Programa Internacional de Avaliação de estudantes, de 2015, a adoção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pelos professores, como projetores em sala de aula, pode aumentar o desempenho do conhecimento dos estudantes em mais de 30 vezes em comparação ao efeito da inclusão de um computador para alunos na sala de aula.

Obviamente, tal descoberta não indica que as escolas devem cessar os investimentos em tecnologia ou restringir o acesso dos alunos. Na verdade, as conclusões do relatório reforçam a importância de se equipar melhor os times pedagógicos com recursos que permitam o pleno desenvolvimento de práticas de ensino no espaço escolar, sem limitações aos métodos de aprendizagem utilizados pelos docentes.

Tecnologia torna processo mais dinâmico

Com a facilitação do acesso ao ambiente digital, a tecnologia passou a fazer parte da vida das crianças e adolescentes. É muito comum que os pequenos iniciem suas experiências no mundo digital ainda no ambiente familiar. Por isso, utilizar esses recursos na escola pode ajudar no processo de aprendizagem.

Todavia, diferentemente do ambiente familiar, em que a utilização desses aparelhos muitas vezes tem como objetivo apenas o entretenimento, na escola o foco é outro. Reconhecida como o espaço de produção do saber, a instituição realiza uma abordagem mais ampla, envolvendo toda a comunidade acadêmica neste processo. Assim, capacitações técnicas periódicas, adoção de recursos tecnológicos e a incorporação dessas ferramentas às estratégias de ensino podem tornar a experiência dos alunos mais produtiva.

Para finalizar, a tecnologia deve ser um dos pilares de apoio das escolas, seja simplificando processos ou contribuindo para um melhor resultado escolar. Neste sentido, deve receber maior atenção da equipe gestora, tanto no âmbito público, quanto privado, para promover resultados de excelência e duradouros.

*Sean Quinn é Diretor Geral na PlayPen | ECJ, escola pioneira no ensino bilíngue no Brasil.

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