Salvaguarda: uma cultura de cuidados

Como parte do grupo internacional Cognita Schools, a PlayPen adota um programa de Salvaguarda nos padrões britânicos, que prioriza o bem-estar físico e emocional de sua comunidade.

 

Toda criança e adolescente deve ser colocado em segurança, ou seja, é preciso garantir o bem-estar físico e emocional de todos no ambiente escolar e estabelecer ações de prevenção de perigos por meio da aplicação de políticas internas, treinamentos contínuos e auditorias periódicas. Essa é a proposta das políticas de Salvaguarda que, desde 2016, estão sendo implementadas na PlayPen.

 

Desenvolver o conceito de Salvaguarda é estar em sintonia com a proteção à criança no seu sentido mais amplo e profundo. Trata-se de uma ação importante que serve de base para o adequado desenvolvimento das atividades acadêmicas, na medida em que se prioriza que a escola esteja atenta à segurança e ao cuidado com os alunos.

 

Muitas das novidades propostas já são praticadas pela escola. Mas, a partir de agora, essas medidas serão submetidas a uma avaliação internacional periódica, pela qual passam todas as escolas do Grupo Cognita.

 

Cultura do cuidado

 

Nosso compromisso é a manutenção dos mais altos padrões de cuidado, bem-estar e segurança de todas as crianças.

 

A cultura do cuidado é exigente. Ela orienta as decisões e ações tomadas na gestão cotidiana de todas as escolas integrantes do Grupo Cognita, bem como inclui a segurança dos ambientes educacionais, o cuidado e o bem-estar emocional dos nossos alunos, o rigoroso controle de funcionários e políticas de procedimento e treinamento robustos na área de proteção de crianças. Essa cultura é respaldada por nossos gestores, reportando-se ao Conselho Cognita.

 

Nossa abordagem

 

Todos os colaboradores do Grupo Cognita têm a responsabilidade de garantir o bem-estar dos nossos alunos em todos os momentos. Trata-se de um dever fundamental. Cada escola da Cognita tem um comitê de salvaguarda, que atua de forma independente, com objetivo de garantir a observância das normas. Temos procedimentos rigorosos de seleção de pessoal, com exigências como verificação de empregos anteriores, solicitação de referências e entrevistas focadas nas questões de salvaguarda e antecedentes, que são realizados antes de qualquer contratação em uma escola Cognita.

 

Nós monitoramos e avaliamos regularmente as nossas escolas para garantir a segurança de nosso ambiente do aprendizagem. As políticas de governança de salvaguarda da Cognita são baseadas em requisitos legais do Brasil e em boas práticas do Reino Unido. Essa abordagem aplica-se às escolas do grupo e, em todos os países, procuramos ir além da legislação vigente em proteção à criança e ao adolescente.

 

A Cognita espera que todo pessoal, voluntários e outros terceiros compartilhem da manutenção dos mais altos padrões de proteção e segurança infantil. Também colaboramos em iniciativas setoriais de segurança infantil, em parceria com órgãos de educação, governo e as organizações de proteção à criança em todo o mundo. Assim, a Cognita tem contribuído para o Grupo de Trabalho Internacional sobre Proteção à Criança, estabelecido pelo conselho de Escolas Internacionais, em 2014. A força-tarefa aplica recursos coletivos e conhecimentos especializados para abordar a salvaguarda em todos os setores.

 

 

Contato:

Carlos Freitas – DSL (Líder Designado de Salvaguarda) da PlayPen Bilingual Education

11 3812.9122 / carlos.freitas@playpen.com.br